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Sobre O Hardware

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Mensagem por Gustavo Qua Out 13, 2010 4:56 pm

Hardware

O hardware, circuitaria, material ou ferramental. É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc).
O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal portáteis), entre outros.
Na ciência da computação a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Para fins contábeis e financeiros, o Hardware é considerado um Bem de capital.

Software

Já que o hardware é parte física do computador, precisamos então ter a parte virtual,Podemos fazer uma tipologia para se entender isso: o corpo humano tem a parte física que são musculos e órgãos, o computador tem suas peças, nesta tipologia o corpo precisa de pensamentos para executar suas funções, o software é os "pensamentos" para máquina cumprir suas funções. O Software, que é todos os nossos programas instalados em nosso computador, por exemplo:
1.Sistema Operacional (Linux, Mac OS, Windows, OS/2, DOS, UNIX, GNU, etc.)
2.Ferramentas Office (Microsoft Office, OpenOffice, iWork, Google Docs (em nuvem))
3.Nero (Gravador de Discos)
4.Gimp, Adobe Photoshop (Editores de Imagens)

Sistema binário

Para realizar a conversão utilizamos método de Divisão Repetida.
Para converter por exemplo, o número decimal 1985 em binário procedemos como segue:
- Divida o número decimal por 2 (dois), se o resultado for exato anote o valor 0 (zero), se não for exato anote o valor 1 (um), lembrando que esse valor deve ser anotado da direita para a esquerda ou como explicado abaixo do exemplo;
- Pegue a parte inteira do resultado e repita a operação sucessivamente até se obter 0 (zero) como parte inteira, como segue o exemplo abaixo.:
1985 / 2 = 992,5 = 1
992 / 2 = 496 = 0
496 / 2 = 248 = 0
248 / 2 = 124 = 0
124 / 2 = 62 = 0
62 / 2 = 31 = 0
31 / 2 = 15,5 = 1
15 / 2 = 7,5 = 1
7 / 2 = 3,5 = 1
3 / 2 = 1,5 = 1
1 / 2 = 0,5 = 1
Observe que o resultado é obtido juntando o resultado da última para a primeira divisão, ou seja de baixo para cima, onde o resultado é o seguinte número binário 11111000001.
Conversão de Binário para Decimal
1 1 1 1 1 0 0 0 0 0 1
210 * 1 + 29 * 1 + 28 *1 + 27 * 1 + 26 * 1 + 25 * 0 + 24 * 0 + 23 * 0 + 2² * 0 + 2¹ * 0 + 20 * 1
+ + + + + + + + + +
1024 512 256 128 64 0 0 0 0 0 1
=
1985
Da direita para a esquerda elevamos 2 à potência do índice e multiplicamos pelo dígito binário identificado por esse índice. Desta forma o primeiro dígito binário que encontramos é o 1 no índice 0, assim temos: 20 * 1. Após realizarmos essa operação para todos os zeros para todos os dígitos, somamos o resultado. O resultado desta soma é o número que estamos buscando.
Hexadecimal
Conversão de Decimal para Hexadecimal
Para converter de decimal para hexadecimal, procede-se do mesmo modo que na conversão decimal-binário. Basta agora dividir por 16 e não mais por 2.
1985 | 16
385 124 | 16
1 112 7
12
7 12 1 = 7 C 1 ⇒ 7C1
Para obter o resultado juntamos o resultado da última divisão com o resto das divisões anteriores na sequência, aqui temos que transformar qualquer número maior que 9 em suas respectivas representações alfabéticas. Como em nosso exemplo temo os respectivos resultados, 7, 12 e 1, temos que transformar 12 em C, seu correspondente alfabético. Assim o resultado é igual a 1985 decimal é igual a 7C1 em hexadecimal.
Conversão de Hexadecimal para Decimal Para realizar a conversão realizamos os seguintes passos:
Primeiro transformamos cada dígito alfabético em número. assim o C será convertido para 12 e os números ficarão 7, 12 e 1.
Agora multiplicamos cada número por 16m, onde m é casa decimal onde ele se encontra, sendo que o dígito mais a direita é 0.
(7 * 16²) + (12 * 16¹) + (1 * 160) = (7 * 256) + (12 * 16) + (1) = 1792 + 192 + 1 = 1985
Obtemos assim o resultado esperado. O número 7C1 convertido para 1985.
Octal
Conversão de Decimal para Octal Utiliza-se divisão sucessiva para encontrar o valor octal a partir o número decimal. Dividimos sucessivamente o número 1985 até encotrarmos restos que sejam menores ou iguais a oito.
1985 | 8
385 248 | 8
65 08 31 | 8
1 0 7 3
Resultado da divisão 3701. Obtemos esse número juntando o resultado da última divisão e o resto das divisões anteriores.
Conversão de Octal para Decimal
3 7 0 1
83 * 3 8² * 7 8¹ * 0 80 * 1
+ + +
1536 448 0 1
=
1985

Conexões do hardware

Para funcionar, o computador necessita de algumas conexões físicas que permitam que os componentes de hardware se comuniquem e se inter-relacionem. O barramento constitui um sistema comum de interconexão, composto por um conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações entre as partes internas e externas do computador.
Uma conexão para comunicação em série é feita através de um cabo ou grupo de cabos utilizados para transferir informações entre a CPU e um dispositivo externo como o mouse e o teclado, um modem, um digitalizador (scanner) e alguns tipos de impressora. Esse tipo de conexão transfere um bit de dado de cada vez, muitas vezes de forma lenta. A vantagem de transmissão em série é que é mais eficaz a longas distâncias.

Arquitecturas de computadores

A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores".
Com a popularização dos computadores houve a necessidade de um equipamento interagir com o outro, surgindo a necessidade de se criar um padrão. Em meados da década de 1980, apenas duas "arquitecturas" resistiram ao tempo e se popularizaram foram: o PC (Personal Computer ou em português Computador Pessoal), desenvolvido pela empresa IBM e Macintosh (carinhosamente chamado de Mac) desenvolvido pela empresa Apple.
Como o IBM-PC se tornou a arquitetura "dominante" na época, acabou tornando-se padrão para os computadores que conhecemos hoje.

Arquitetura aberta

A arquitectura aberta (atualmente mais utilizada, criada inicialmente pela IBM) é a mais aceita atualmente, e consiste em permitir que outras empresas fabriquem computadores com a mesma arquitectura, permitindo que o usuário tenha uma gama maior de opções e possa montar seu próprio computador de acordo com suas necessidades e com custos que se enquadrem com cada usuário.

Arquitectura fechada

A arquitectura fechada consiste em não permitir o uso da arquitetura por outras empresas, ou senão ter o controle sobre as empresas que fabricam computadores dessa arquitectura. Isso faz com que os conflitos de hardware diminuam muito, fazendo com que o computador funcione mais rápido e aumentando a qualidade do computador. No entanto, nesse tipo de arquitectura, o utilizador está restringido a escolher de entre os produtos da empresa e não pode montar o seu próprio computador.
Neste momento a Apple não pertence exactamente a uma arquitectura fechada, mas a ambas as arquitecturas, sendo a única empresa que produz computadores que podem correr o seu sistema operativo de forma legal, mas também fazendo parte do mercado de compatíveis IBM.

Principais componentes

° 1 Processador (Intel, AMD e VIA)
° 2 Disco rígido (memória de massa, não volátil, utilizada para escrita e armazenamento dos dados)
° 3 Periféricos (impressora, scanner, webcam, etc.)
° 4 Softwares (sistema operacional, softwares específicos)
° 5 BIOS ou EFI
° 6 Barramento
° 7 Memória RAM
° 8 Dispositivos de multimídia (som, vídeo, etc.)
° 9 Memórias Auxiliares (hd, cdrom, floppy, etc.)
° 10 Memórias Cache

Overclock

Overclock é uma expressão sem tradução (seria algo como sobre-pulso (de disparo) ou ainda aumento do pulso). Pode-se definir o overclock como o ato de aumentar a frequência de operação de um componente (em geral chips) que compõe um dispositivo (VGA ou mesmo CPU) no intuito de obter ganho de desempenho. Existem várias formas de efetuar o overclock, uma delas é por software e outra seria alterando a BIOS do dispositivo.

Exemplos de hardwares
°CPU
° Monitor
° Mouse ou Rato
°Teclado
°Placa de vídeo
° Impressora
°Scanner
° Placa de som
° Webcam
°Microfone
°Joystick
° Caixas de Som
° modem
°Hub
°Acess Point
° Gabinete
° Memória RAM
°Cooler
°Leitores de Discos Flexíveis(DVD, CD, Cartão, Blue Ray e Disquete)
°Pen drive
°No Break
° Estabilizador

Creditos : Informações tirada da Wikipédia
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Mensagem por victor Qua Out 13, 2010 6:39 pm

Kra muito bom vlw
por trazer essas
informações
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